Quanto mais conheço os homens…

28 08 2007

labrador-retriever.jpg

Este fim-de-semana, um colega, já com alguns anos, insistia em repetir, vezes sem conta, a frase: “Quanto mais conheço os homens, mais adoro os cães”. Sempre que tinha oportunidade, dizi-a. Pela forma insistente com que repetia a frase, facilmente se percebeu que deveria ter tido uma grande desilusão. Tentei saber o que se tinha passado. Mas foi em vão. Após a minha tentativa, ele ainda acrescentou uma outra frase: “São as pessoas que amamos muito que, quando nos decepcionam, mais nos magoam”. Por outras palavras, quanto mais próximo estivermos daqueles que nos decepcionam, maior se torna a decepção. Fiquei a matutar sobre este pensamento. A verdade é que a história deste meu colega, com largos anos, só vem provar que, de facto, os homens velhos costumam ser sábios, mas não o suficiente para conseguirem evitar que aqueles que ama os decepcionem. Há coisas que só a razão humana – se é que isto é uma questão racional – pode explicar.


Actions

Information

2 responses

28 08 2007
anete

A sabedoria dos velhos tem, também, outra componente: a tolerância. É ela que faz com que vamos sempre desculpando os erros dos outros, na esperança, por vezes vã, de que a pessoa mude a sua forma de ser. É essa esperança acrescida nos que nos estão mais próximos e a constatação de que, mesmo assim, não corresponderam às nossas expectativas, que faz com que a desilusão seja ainda maior.
Moral da história: mesmo os mais sábios se enganam. Dói, mas faz-nos crescer ainda mais.

30 08 2007
espaço do joão

Não tenha qualquer dúvida. Quantas vezes já fomos atraiçoados por aqueles que pensava-mos serem os nossos melhores amigos? Eu penso exactamente como você. Os animais ditos irracionais, a maior parte das vezes , são mesmo muito fieis. João

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: