Um lugar… uma marca… uma história…

13 07 2008

Disseram-me que as veredas da Madeira deveriam servir de inspiração para contos, com tunéis de tempo, com duendes. Numa dessas veredas, sobranceira à Fajã da Ovelha, pude observar, há bem pouco tempo, e de um ângulo que eu não conhecia, esta construção, que várias vezes já me chamou à atenção. Não sei o que terá sido. Mas, só por si, bem poderia ser, agora, um palco para um desses contos. Quantas histórias não terão as paredes daquele prédio. Quantos suspiros de amor, quantos gritos de angústia, quantos gritos de desespero, ou até prazer… Agora, sem vida, parece triste, mas acredito que algo de bom se possa ter passado debaixo daquele tecto. Só assim compreendo este lugar, esta marca, esta história. E, como todas as histórias, podemos sempre recriá-la, ou, simplesmente, deixar que o tempo e a erosão… acabe com o que aquela casa representa, ou algum dia representou. Lágrimas, ou sorrisos, pouco importa. Vou deixá-la, ali, tranquila, onde sempre a encontro. Um dia – quem sabe? – escreverei sobre o que, de facto, se possa ali ter passado.


Actions

Information

6 responses

15 07 2008
alguém que pensa como tu

Linda casa!! Essa casa faz-me lembrar uma outra que se encontra também no Norte da nossa ilha… esta em S. Vicente.
Desde que me lembro de ser gente e de passar por essa casa ,que penso sempre a mesma coisa… como gostaria de voltar atrás no tempo e sentir toda sua vivência e fazer parte da sua vida! Como tal ão é possível, tenho que me contentar com a minha imaginação. Por isso começo por “inventar”todo o tipo de histórias que a ela possam estar ligadas. Gosto de sonhar e voltar a imaginar o passado, pois como sou eu que tenho controlo, posso sempre fazer com que o final seja Feliz.
Bjs

15 07 2008
maria..

as veredas delineadas ao longo das levadas recriam cantos e recantos onde a magia dos sonhos e do imaginário esvoaça e se entrelaça nas flores.. nas copas das árvores.. nos arbustos.. em tudo o que ladeia a corrente de vida que desce o canal da levada.. aqui e ali encontramos portas do imaginário para mundos encantados de fadas e duendes, príncipes e princesas, seres de mundos distantes ou de outra dimensão.. aqui e ali encontramos portas para os sonhos de dimensão terráquea e é assim que vejo esta casa.. uma casa que certamente fez parte de um sonho feliz e que inspira sonhos felizes de quem se deixa por ela encantar.. é assim que também eu recordo uma casinha especial não muito lonje de uma vereda e me revejo sorrindo na soleira da porta espelhando nos olhos a felicidade que sentia na alma.. BJS

18 07 2008
Carol Barcellos

Achei lindo vc ter escrito sobre isso. Eu tb costumo observar certos lugares e imaginar o que deve ter acontecido ali. Tb observo pessoas, e imagino que histórias o coração delas deve guardar. Acredito que a história deve ser sempre valorizada, e sse demora a ser descoberta, mais emocionante é imaginar sobre o que pode ter sido.

Beijinhos doces cristalizados!!! :o*

21 09 2008
Fátima Isabel

De facto é uma boa perspectiva da antiga fábrica da manteiga na freguesia da Fajã da Ovelha, testemunho ainda de pé da capacidade de trabalho dos seus habitantes e da produtividade agrícola da terra. Testemunha calada de quantas histórias felizes, dramáticas…

9 10 2008
Horácio Ramos

olá foi com muito agrado que encontrei esta bela foto da antiga fábrica da manteiga da Fajã da ovelha. Sempre achei o local um excelente palco para muitas histórias e possuo alguns dados sobre a mesma.Caso queira saber mais pode contactar-me através do mail horacioramos_70@hotmail.com ou pelo telm: 963101727.
Horácio Ramos

18 04 2009
Horácio Ramos

Mudei de número agora é: 961329698

Leave a Reply

